Desfralde
Hoje quero compartilhar com vocês como foi minha experiência com o desfralde do meu filho.
Vou confessar que no final ele me surpreendeu positivamente e foi bem tranquilo, mas, até chegar à isso teve alguns momentos de tensão e algumas dicas que posso compartilhar para de repente tornar essa passagem mais tranquila para você e seu filho também.
O Bernardo nunca reclamou de usar fraldas, suas perninhas quando começou a caminhar não eram gordinhas o que a fralda acabava não incomodando para se locomover, algumas crianças acabam se enchendo da fralda porque ela assa e acaba machucando, não foi o caso aqui.
Quando ele fez 2 anos, eu tinha a ideia de tirar suas fraldas, comecei a pesquisar e assistir todos os tipos de vídeos e ler artigos sobre o desfralde. "Tentava" de manhã, ele fazia em todos os lugares, menos no lugar certo, eu me frustrava e acabava desistindo.
Compramos um peniquinho (simples, tem alguns que tocam músicas, conversam e se duvidar pelo valor, sai uma fada de dentro e limpa a bunda da criança com lenços mágicos) e compramos um mictório infantil. Os dois não chegaram ao valor daquele super penico, eu queria para mim. kkkkk
Fui enrolando cada vez mais, tinha um pouco de receio pelas histórias que ouvia. Uma amiga sofreu bastante no momento do desfralde e isso me preocupava.
Bom, quando ele já estava com 2 anos e 4 meses, por aí, decidi: Vou tirar as fraldas!. Estava acabando o pacote de fraldas noturno e o preço das fraldas são um estímulo para desfraldar o mais rápido possível quando não se tem promoção.
Assisti uns vídeos de tirar as fraldas em 3 dias. 2 dias. Tirar as fraldas com facilidade. Estava eu, pronta! Ahaaam, senta lá Cláudia!
Amiga! De manhã, não deu certo! Ele fez na cozinha, na sala. Sempre tive muita paciência, dizia que era normal, que não tinha problema, mas que, quando ele sentisse vontade era para chamar mamãe, deixei o penico na sala mesmo para facilitar.
De tarde, não era 13h ele já estava sem fraldinha. Passou a tarde, eu pedia se ele queria ele dizia não. Levava no penico e nada. Eram 20h e ele não tinha feito nenhum xixi. A bexiga dele era visível que estava cheia, coloquei a fralda, no mesmo momento ele fez tanto que chegou vazar e escorrer pelas perninhas.
Fiquei com tanto dó que tive a certeza que cada criança tem seu tempo.
Chegou promoção das fraldas, compramos 3 pacotes grandes para aproveitar, ótimo!
Nisso se passou um pouco mais de uma semana.
Um belo dia, ele acordou pela manhã me chamou e falou: "Xixi mamãe!"
-Tu tá de fralda, filho!
-Xixi, xixi no vaso.
Corri, tirei a fralda dele que estava seca e ele fez no vaso. Não quis colocar a fralda à partir daquele dia.
Quando ele fez no vaso, eu fiz uma festa, bati palmas, gritei "uhuuu", parabenizei ele que eu estava muito orgulhosa. Assim, todas as vezes ele queria essa festa.
Marquei no relógio e mais ou menos, a cada 15 minutos eu perguntava ou levava ele no vaso apenas com o redutor. Ele estava se achando o máximo. Homi Gandi! Ele dizia.
Tem que ter muita paciência mesmo, não é fácil. E além de paciência, cada criança tem seu tempo para crescer. Uns são mais precoces para falar, andar, sair das fraldas outros demoram um pouco mais. Claro, se seu filho esta chegando perto dos 4 anos o interessante é conversar com o pediatra, como a médica do meu filho recomendou.
Quando for fazer o desfralde, faça quando você estiver disponível para ficar atrás dele. Por qual motivo fazer isso? Eles estão aprendendo sobre suas necessidades. Quando nasceu já foi colocado a fralda, tinha vontade já fazia e pronto. Agora, ele vai ter que ter a vontade, segurar e ir até o lugar correto.
Para nós parece tão simples, né?!
Você, indo atrás dele pedindo ou levando quando ele estiver muito entretido brincando, ajuda identificar o momento de fazer as necessidades.
Faça uma festa quando ele fizer no lugar certo, ele vai ficar feliz por te ver comemorar e vai querer fazer mais vezes certo. É uma grande conquista!
Fez nas roupas e não pediu? Super normal, converse com ele com sorriso no rosto e o oriente. Peça para ele te ajudar a limpar.
O meu filho, foi uns 3 dias assim. No terceiro ele já pedia xixi e cocô e era apenas no vaso. Sentado.
Mães de meninos. No início do desfralde, faça seu filho fazer xixi sentado, evita de dar infecção urinária, eles vão querer ver o xixi saindo e se estiver de pé podem segurar.
Passou uma semana, coloquei o mictório no banheiro e meu marido o ensinou a fazer o xixi de pé. Pronto! A alegria era tentar acertar a língua do sapinho na parede kkkk. Ahhh moramos no interior, ele não pode ver uma moitinha que quer fazer xixi (afff meninos!).
Antes de dormir ele escova os dentes já faz o xixi (sim, eu coloco a fralda à noite para garantir, ele não esta fazendo xixi de noite e segura até de manhã cedinho. Quero esperar para ver como será o inverno para não colocar mais a noite também. Comemorem comigo, dos 3 pacotes de fraldas que compramos, não saímos da primeira fileira do primeiro pacote. uhuuuu! Os bolsos agradecem!
Ele ainda mama no peito, menos claro, quando vai dormir ou para aconchego, próximo passo será tirar o peito.

Comentários
Postar um comentário